Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM CONCRETA DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS RETÂNGULOS NO TEOREMA DE TALES - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Felipe Sousa Pinto, Melissa de Medeiros Galindo Cseh, Luiz Honorio da Silva

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Este trabalho foi realizado pelos alunos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Guarulhos, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES). A atividade teve como objetivo apresentar o Teorema de Tales para os alunos dos oitavos anos da E.E. Prof. Frederico de Barros Brotero, parceira do programa, fazendo com que os alunos percebessem a importância de Tales na história da Matemática, aplicando suas contribuições na resolução de problemas contextualizados. Além disso, apresentar o teorema em relação às retas paralelas e as transversais e, por meio desta, mostrar o teorema em relação a triângulos retângulos.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Teorema de Tales. História da matemática.

Texto completo: 84-86