Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CAPITAL CULTURAL NO PANORAMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Matheus Augusto Moreira Riguetti, Victória Caroline de Castro, Rogério de Souza Silva

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


RESUMO: A partir das ideias de Pierre Bourdieu, utilizando-se principalmente dos conceitos de habitus e capital cultural, o presente trabalho analisa eventos recentes envolvendo a Educação brasileira, com destaque para a reforma denominada “Novo Ensino Médio”. Para isso, debruça-se sobre os diferentes documentos oficiais que serviram de base para essa reforma e infere possíveis consequências. Conclui que as medidas do governo Michel Temer aprofundarão ainda mais o fosso que se encontra a Educação do país e que isso seria uma estratégia de perpetuação do poder.

PALAVRAS-CHAVE: Capital Cultural. Educação Brasileira. Novo Ensino Médio.


Texto completo: 72-74