Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
SIMULAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA CONCEITOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
José Henrique de Andrade, Cláudia Andressa Cruz Affonso, Nathália Sakadauskas Ferreira, Leandro dos Santos Araújo

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


RESUMO: O objetivo deste artigo consiste em analisar como o aprendizado por meio da simulação pode capacitar os indivíduos a entenderem conceitos de Sistemas de Produção tratados intensamente na literatura. Para isso, foi realizado um estudo com participantes de um projeto de extensão, em que o aprendizado ocorreu em dois momentos: teórico (minicurso em que os principais conceitos de Sistemas de Produção foram lecionados); empírico (por meio do uso da simulação de uma fábrica de canetas). Ao final da simulação os participantes (90%) avaliaram o uso da simulação como mecanismo de aprendizado, 72% considerou entre bom e excelente a abordagem prática e a aplicação do conteúdo ao trabalho. Desta forma, o resultado se mostrou satisfatório, indicando que a simulação pode ser considerada como um interessante instrumento de ensino e aprendizado nesse caso.

PALAVRAS-CHAVE: Sistemas de Produção. Simulação. Aprendizado.


Texto completo: 135-138