Última alteração: 2018-04-14
Resumo
RESUMO: Sabemos que uma dificuldade, dentre tantas outras que o professor enfrenta no exercício cotidiano da docência, é a de trabalhar um conteúdo específico de forma interdisciplinar. Na tentativa de transcender a segmentação das disciplinas, foi realizada, em 2016, uma aula multidisciplinar em que professores de um curso de ensino médio técnico integrado de um câmpus do IFSP relacionaram assuntos das áreas de Sociologia, Filosofia, Geografia, Artes e Nutrição ao movimento literário “Arcadismo”. Com base nessa atividade, o objetivo desse trabalho foi refletir, à luz de estudiosos da educação, sobre os resultados dessa aula a partir de perspectivas de estudantes participantes da atividade. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, que discute, por meio de um questionário aberto, as percepções de cinco estudantes a respeito da prática. As respostas dos alunos indicaram que aulas como essa são muito positivas, pois facilitam o entendimento do conteúdo, além de transcender um conteúdo de uma disciplina, bem como outros benefícios destacados. Tais resultados reforçam a premissa educacional de que é necessário desenvolver práticas interdisciplinares, especialmente na esfera da educação profissional de nível médio. Por fim, vale ressaltar que o trabalho integra projetos de pesquisas de estudiosos que se debruçam sobre práticas de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio Integrado. Interdisciplinaridade. Integração curricular. Arcadismo. Educação.