Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 2º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
USO DE CÓDIGO DE BARRAS BIDIMENSIONAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO INTERATIVO NA MANUTENÇÃO DE AERONAVES
Thiago Rodrigo Cicogna

Última alteração: 2016-11-15

Resumo


O método interativo foi criado para intensificar o processo de aprendizagem, fazendo com que o aluno aprenda os conteúdos de forma mais eficaz e com fácil assimilação. Isso colabora para que o aluno atinja, com maior agilidade, resultados significativos em seus estudos. Este trabalho apresenta uma proposta de uso de códigos de barras bidimensionais, como parte de uma metodologia de ensino no qual os alunos interagem através de seus dispositivos móveis com marcadores fixados em componentes aeronáuticos. Os códigos de barras apresentam informações que guiam os alunos durante a atividade prática, fornecendo elementos característicos dos possíveis danos típicos que podem ser encontrados durante a inspeção visual de uma aeronave resultando em um aprendizado mais interativo e de maior absorção por parte do aluno do conteúdo abordado.

PALAVRAS-CHAVE: Código de barras bidimensional. Código QR. Ensino. Interação. Manutenção de Aeronaves.


Texto completo: 84-87