Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 2º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

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BARREIRAS DE SAÍDA E ESTRATÉGIAS DE FIM DE JOGO
Amanda Di Giovani, Lucas Spasiani Lopes, Rita de Cássia Arruda Fajardo

Última alteração: 2016-11-15

Resumo


Esta pesquisa versa sobre barreiras de saída e sobre estratégias de fim de jogo. Desenvolveu-se via estudo de caso, revisão bibliográfica, observação direta e análise documental. O caso analisado é de um revendedor de combustíveis que comercializa, entre outros produtos, gás natural veicular (GNV). Suas expectativas de venda, desde a entrada no negócio de GNV, nunca se concretizaram e, segundo sua perspectiva, o setor encontra-se em declínio, ou seja, não apresenta crescimento ou possibilidade de retomada. Não foram encontrados estudos de mercado que comprovem o declínio no setor de GNV.  Deixar de comercializar GNV, nesse caso, implicaria em arcar com compromissos contratuais e poderia impactar nas vendas de outros produtos de interesse da empresa. As análises contratuais realizadas destacaram as barreiras de saída dos contratos. Foi feita uma análise estatística relacionando as vendas de GNV, etanol e gasolina no sentido de verificar a existência de barreiras estratégicas nesta relação. Os resultados obtidos e analisados mostraram que a saída do negócio é possível a um custo relativamente baixo. Porém, ao longo da pesquisa, notou-se que, apesar de não haver crescimento do setor e dos resultados aquém do esperado, há possibilidade de retomada e até certa lucratividade. A análise apontou para planos de colheita. A estratégia de colheita permite retomada do negócio em caso de respostas positivas do mercado devido a fatores externos ao posto. E não aumenta as barreiras de saída em caso de decisões futuras no sentido de desativação.

PALAVRA CHAVE: Barreiras de saída. Estratégias de fim de jogo. Gás natural veicular (GNV).

 


Texto completo: 55-58