Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Renata de Cassia Gonçalves, Aline Barreto de Almeida Nordi, Ubiratan Cardinalli Adler, Rodrigo Guerino Stabeli, Maria Helena Colombo Perin

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


O presente estudo relata a experiência docente no Ensino do 1º ano do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos utilizando metodologias ativas e aprendizagem centrada no estudante. Utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas -ABP na qual os facilitadores preparam a situação-problema que será trabalhada na sala de aula em dois encontros – o primeiro, chamado de Síntese Provisória e o segundo de Nova Síntese separados por um momento de aprendizagem auto-dirigida em casa – divididos em 6 fases de acordo com a Espiral Construtivista - identificando problemas; formulando explicações; elaborando questões; buscando novas informações; construindo seus significados e avaliando processos e produtos. A Síntese Provisória permite a exposição de conhecimentos prévios e proporciona a visão inicial dos eventos estudados enquanto a Nova Síntese proporciona a reconstrução dos saberes embasados cientificamente. Os resultados da utilização desta metodologia são, no primeiro momento, motivar o estudante a resgatar as experiências e os conhecimentos prévios arquivados na memória, instigar as dúvidas científicas e integrar informações e saberes e direcionar o estudo e, no segundo momento, a (re)construção de saberes do grupo com evidência científica, estabelecimento de relações entre diferentes fatos e objetos e utilização de variadas referências bibliográficas. Assim, podemos concluir que as metodologias ativas buscam formar estudantes mais críticos, reflexivos e ativos no seu processo de aprendizado, além de propiciar uma retenção do conhecimento mais significativa.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Metodologia.

Texto completo: 99-102