Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

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TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS: 16 ANOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Éverton Madaleno Batisteti, Roseli Rodrigues de Mello

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Este trabalho visa apresentar um projeto de extensão universitária que ocorre na cidade de São Carlos – SP, com três grupos distintos, envolvendo cerca de 30 participantes adultos, com diferenças explícitas de escolarização e nível socioeconômico. A Tertúlia Literária Dialógica é uma atividade cultural e educativa que surgiu em 1978, em Barcelona. Consiste em encontros fixos, semanais, com duas horas de duração, nos quais são lidas obras da literatura clássica universal e as diferentes opiniões e vivências são compartilhadas a partir dos argumentos apresentados e não das posições que ocupa quem os apresenta. A principal função da universidade nesse projeto é a formação dos(as) moderadores(as) dessas atividades enquanto extensionistas, que atuam como participantes e ajudam na ordenação das falas por meio de inscrições com base nos princípios da aprendizagem dialógica. Dentre os resultados, é possível citar: a intensificação da aprendizagem instrumental da leitura e de outros conteúdos, como história ou geografia; a melhora de motivação e gosto pela leitura; superação do medo de falar em público e melhora da expressividade oral; enriquecimento de vocabulário; melhora da autoestima e da maneira de expressar sentimentos; respeito a opiniões contrárias e melhora da convivência. Enquanto extensão é possível marcar 16 anos de existência e realização de seis eventos locais sobre o tema.
PALAVRAS-CHAVE: Tertúlias Literárias Dialógicas. Aprendizagem Dialógica. Extensão Universitária.

Texto completo: 76-79