Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
USO DO CELULAR INTELIGENTE (SMARTPHONE) NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: AVALIANDO POTENCIALIDADES
Ihsa Paulla Rosa Ferreira, Patrícia Barbosa Melo Maneo, William Vieira, Roberto Seidi Imafuku

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Nesse artigo, apresentamos um estudo sobre as potencialidades e as limitações relacionadas ao uso de aplicativos de Matemática para celular nos processos de ensino e aprendizagem de funções trigonométricas. Para atingir esse objetivo, aplicamos uma sequência didática, que envolve o uso do aplicativo GeoGebra para celular, para estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino no Estado de São Paulo. Os Três Mundos da Matemática, que considera a transição entre os mundos corporificados, simbólico e formal na aprendizagem matemática, são as ideias teóricas que embasam a elaboração das atividades e a análise dos protocolos. As análises revelam que os participantes da investigação conseguiram perceber o comportamento da função seno de acordo com a variação de seus parâmetros.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Trigonometria. GeoGebra para celular. Três Mundos da Matemática.


Texto completo: 72-75