Última alteração: 2019-05-09
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar os perfis e as características dos micro e pequenos empreendedores do segmento comercial do varejo de materiais de construção civil dos bairros Jd. Ipanema e Jd. Embaré da cidade de São Carlos/SP. A condução metodológica adotada foi de pesquisa aplicada, de caráter qualitativa e com uso de pesquisa exploratória e descritiva na condução dos objetivos, usou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e levantamento. Em campo, foram selecionados como amostra, cinco micros e pequenos empreendedores do segmento comercial de materiais de construção civil e aplicado um questionário estruturado composto por perguntas fechadas e de múltipla escolha. A análise dos dados coletados evidenciou que 60% dos empreendedores não possuem características de estarem preparados para correr riscos calculados, persuadir e formar redes de contatos, entretanto, a mesma porcentagem apresenta características de persistência, exigência de qualidade e eficiência, busca de informações e planejamento e monitoramento sistemático. Busca de oportunidades e iniciativa, comprometimento e independência e autoconfiança são características apontadas por 80% dos empreendedores e estabelecimento de metas é uma característica unanime em todos eles.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo. Perfil empreendedor. Características empreendedoras.