Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

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A CONTEXTUALIZAÇÃO DA GEOMETRIA NO ENSINO BÁSICO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Brenda Vaz Pereira, Luciane de Fátima Rodrigues de Souza

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Este trabalho apresenta dados de pesquisas realizadas no Brasil sobre o ensino de geometria no ensino básico, ou seja, uma análise de como o ensino, por meio da resolução de problemas, traz uma aprendizagem significativa, auxiliando no desenvolvimento dos jovens. O uso dessa tendência em educação matemática em sala de aula aponta que ocorre uma melhora no aprendizado e um aprimoramento na metodologia dos docentes. Por se tratar de um tema abrangente, este artigo está restrito ao ensino geral da geometria de modo que encontramos situações de aprendizagem em que a ressignificação dos discentes foi melhor ao serem utilizadas tecnologias digitais como eixos articuladores para o ensino. Ao final do trabalho, foi apresentada uma sugestão de atividade prática que pode ser realizada com estudantes do ensino médio para introdução de conteúdos de geometria por meio de materiais manipuláveis.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino básico. Geometria. Educação Matemática. Resolução de Problemas.

Texto completo: 60-63