Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS PARA A OBTENÇÃO DE DADOS EMPRESARIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS NO BRASIL
Bruna Carvalho Nunes Rocha, José Henrique de Andrade

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma discussão sobre os desafios para a obtenção de dados empresariais para realização de Pesquisas Científicas no contexto brasileiro. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma coleta de dados online. Procurava-se por: razão social, endereço, cidade, CEP e telefone de cada empresa que iria compor a população estudada. Foram encontrados três desafios principais: descobrir onde esses dados poderiam ser encontrados, como transcrevê-los para uma planilha do MS-Excel e como confirmar se eles estão atualizados. Como conclusão tem-se que não há no Brasil um local que centralize informações públicas de empresas de maneira dinâmica e atualizada. Defende-se que esse é um ponto negativo e fator dificultante para realizações de pesquisas científicas. Além disso, é necessário que os pesquisadores tenham alguns conhecimentos de programação para que saibam como juntar as informações disponíveis na internet de forma rápida e precisa. Por fim, argumenta-se que sendo toda pesquisa um processo social, a estrutura atual da ciência no Brasil resulta em uma situação em que o pesquisador tenha que construir uma base de dados para sua pesquisa do básico ao avançado.
PALAVRAS-CHAVE: Dados Empresariais. Desafios. Pesquisa Científica. Processo Social.

Texto completo: 123-126