Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ROBÓTICA EDUCACIONAL – EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO INTEGRADOR
Marcelo de Godoy Domingues

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Este trabalho examina a experiência de integração curricular usando histórias em quadrinhos aplicada a um projeto de ensino de robótica educacional. Realizada no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus São Carlos, a pesquisa tem como objetivo buscar uma formação integral visando a politecnia. Para isso, elaborou-se materiais didáticos usando histórias em quadrinhos de modo a problematizar a prática robótica e a convergir essa prática a outras áreas, tais como a filosofia ou sociologia, ambas apresentadas neste texto. Os resultados da pesquisa apresentaram que tais materiais possibilitaram elementos para a integração curricular, mas que convergiram mais à perspectiva da polivalência do mercado de trabalho do que à perspectiva da politecnia e da formação integral.
PALAVRAS-CHAVE: Histórias em quadrinhos. Robótica educacional. Integração curricular. Formação integral. Politecnia.

Texto completo: 51-54