Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

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TERCEIRIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS: UM ESTUDO EM SERTÃOZINHO-SP
Kelen Mariana Ribeiro Delfino, Marilia Pinheiro

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


As funções de Recursos Humanos nas empresas excedem em muito os procedimentos tradicionalmente atribuídos ao departamento de pessoal, como controle de frequência e folha de pagamento. A Gestão de Recursos Humanos auxilia na definição de políticas e estabelece técnicas e práticas com o objetivo de aprimorar o capital humano em consonância com a estratégia da organização. Suas tarefas incluem recrutamento e seleção de pessoal, avaliação do desempenho do funcionário, treinamento e desenvolvimento de pessoal, plano de carreira entre outras funções. A área de Recursos Humanos RH recruta, desenvolve monitora e mantém funcionários. No entanto, as funções de RH estão entre as atividades mais terceirizadas nas empresas. Considerando a complexidade do ambiente de negócios, a necessidade de estratégias de gestão eficazes e o uso da terceirização, este estudo visa, com base na coleta de dados entre empresas de consultoria de Sertãozinho-SP, avaliar quais funções são preferencialmente terceirizadas pelas empresas locais e dicutir por que elas não são realizadas internamente. Esta análise buscará verificar como a necessidade de coleta e processamento de dados, bem como a complexidade analítica dos processos contribui para a opção de terceirização e, assim, subsidiar a formação de profissionais de Gestão de Recursos Humanos.
PALAVRAS-CHAVE: Terceirização. Recursos humanos. Gestão Empresarial.

Texto completo: 111-114