Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS DE CONCEITOS QUÍMICOS NO CURSO DE ESTUDOS PARA A MATURIDADE
Guilherme Fortes Bitencourt, Felipe Barbosa da Silva, Thalita Arthur, Ione Arsenio da Silva

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática realizada no Curso de Extensão Estudos para Maturidade (EMA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Capivari. Nesta atividade os autores, discentes do Curso Licenciatura em Química, realizaram uma intervenção didática, através da qual o grupo de estudos (EMA) foi conduzido ao laboratório químico com o intuito de realizar a transformação do senso comum das discentes em um pensamento científico. A atividade se constituiu por meio de uma experimentação, e foi aplicada com o objetivo de provocar uma motivação. Primeiramente foi explicado o que é o método científico, e a sua relação com o laboratório químico. Após a explicação iniciou-se o procedimento experimental, o qual foi realizado com êxito, em seguida foi proposta uma atividade avaliativa para ser realizada em casa, após o grupo de estudos discutir as questões, observou-se uma grande motivação por parte das discentes em realizar a atividade proposta.
PALAVRAS-CHAVE: Motivação. Experiência didática. Estudos para maturidade. Inserção social. Atividades sistematizadas.

Texto completo: 37-39