Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: GESTÃO E PRÁTICAS FRENTE A REALIDADE COMPETITIVA
Julliana Graziely Pereira de Araújo, Marcela Avelina Bataghin Costa

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


RESUMO: O presente trabalho teve o objetivo de analisar a gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos e a capacidade de uma empresa do setor de louças de Mesa Posta e utilitários do Polo Cerâmico de Porto Ferreira em reproduzir os protótipos de produtos. Para alcançar tais objetivos foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, seguida de estudo de caso. O estudo de caso foi conduzido por meio de visitas, entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado a dois gerentes da empresa. O questionário buscou coletar dados sobre a caracterização geral da empresa e a gestão do processo de desenvolvimento de produto. Entre os principais resultados observou-se que, embora fabrique produtos de alta qualidade, internamente no que concerne à gestão, a empresa possui dificuldades de comunicação, dificuldades do preenchimento da documentação referente às fases de desenvolvimento, e problemas com mão de obra, o que de certa forma prejudica a reprodutibilidade dos protótipos de novos produtos. Desta forma, buscando contribuir para o aprimoramento do processo, foram feitas ao final do estudo algumas propostas de melhoria.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Desenvolvimento. Novos produtos. Polo Cerâmico. Protótipos.


Texto completo: 94-97