Última alteração: 2018-04-14
Resumo
RESUMO: O presente estudo trata-se de um breve resultado do projeto de extensão “Ação pedagógica junto aos alunos em situação de insucesso escolar e desenvolvimento profissional docente: construindo aprendizagens” desenvolvido em uma escola municipal na cidade de Campos do Jordão- São Paulo cujo objetivo entre outros foi propiciar a alunas da Licenciatura em Matemática do IFSP - Campos do Jordão, a construção de saberes relacionados ao exercício da docência a partir da mobilização dos conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas do curso relacionando-os com as atividades práticas junto aos alunos da educação básica. Tendo como pressuposto metodológico a abordagem colaborativa que possibilita a dupla função de pesquisa e formação docente, as licenciandas desenvolveram práticas pedagógicas junto a alunos que apresentavam dificuldades na aprendizagem em matemática. Os resultados do projeto indicam que houve aprendizado no que se refere aos saberes profissionais da docência e indicam que a metodologia colaborativa auxilia na construção desses saberes ao permitir o contato entre futuros professores e professores experientes durante o processo.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Profissional Docente. Metodologia Colaborativa. Ensino de Matemática.