Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO IMPACTO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO DESEMPENHO E NAS ESCOLHAS ACADÊMICAS DE ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: UM ESTUDO NO ESCOPO DO IFSP SÃO CARLOS
Natalyn Fracasso, Vinícius da Silva, Marlon Martins, Fernando Vernal Salina, Jorge Francisco Cutigi, Lucas Bueno Ruas de Oliveira

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


RESUMO: O uso da robótica como ferramenta educacional busca o ensino por meio da integração de conhecimentos técnicos e propedêuticos. O seu uso na educação tem se mostrado muito eficiente no sentido de que o aluno constrói o conhecimento por meio da experimentação, a qual envolve a aplicação de várias áreas do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do projeto de Robótica Educacional (RE) conduzido entre os anos de 2015 e 2017 no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, comparando seus resultados à luz do construcionismo e de uma pesquisa mais abrangente sobre o impacto da RE nas decisões dos participantes na escolha de seus cursos superiores. Os resultados observados indicam que o uso da RE como ferramenta de ensino integrador realmente possui impacto tanto no aprendizado dos participantes quanto na escolha de suas carreiras acadêmicas.

PALAVRAS-CHAVE: Robótica. Educação. Construcionismo.

 


Texto completo: 33-36