Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

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CONEXÕES COGNITIVISTAS PARA FUNDAMENTAR UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE LIVROS COM ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS
Victor Felipe da Silva, Ricardo Hidalgo Santim

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


RESUMO: O desenvolvimento da criança está relacionado com as oportunidades de interação cultural, intelectual e social proporcionadas a ela desde a primeira infância. Dessa forma, tanto a família quanto a escola, devem estar preparadas para dar essa formação para a criança. Porém, as lacunas na formação inicial e continuada dos professores e a falta de orientação pedagógica dos materiais disponíveis no mercado, são alguns fatores que contribuem para a ausência de atividades práticas relacionadas à ciência em sala de aula, que a nosso ver é fundamental para o desenvolvimento da criança. Assim, esse trabalho tem por objetivo fazer uma conexão das teorias cognitivistas, voltada para fundamentar uma metodologia de categorização de livros de ciências com atividades práticas para crianças do ensino infantil e ensino fundamental. A pesquisa bibliográfica trouxe conceitos relevantes, evidenciando as necessidades da construção cognitiva das crianças de acordo com cada nível e destacando a interação social como essencial.

PALAVRAS-CHAVE: Cognitivismo. Atividades Experimentais. Ensino de Ciências. Criança. Infância.


Texto completo: 68-71