Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
DESIGN INSTRUCIONAL DE UM JOGO DIGITAL PARA ENSINO DE ADIÇÃO
Gabriele Gris, Silvia Regina de Souza, João dos Santos Carmo

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


RESUMO: Esse trabalho teve como objetivo apresentar o design instrucional do jogo digital Korsan para ensino de adição, relacionando as decisões de design do jogo com o modelo de rede de relações. O jogo desenvolvido permite o ensino e teste de relações entre numerais, conjuntos de pontos, problemas de adição com algarismos e problemas na forma de balança. Um estudo foi conduzido com quatro crianças de 7 anos de idade. Após o ensino de algumas relações condicionais, verificou-se a emergência de outras. A principal contribuição desse trabalho foi destacar o procedimento do planejamento das condições de ensino com base em um modelo que se mostrou eficiente em diversas pesquisas para o ensino de Matemática, aumentando a probabilidade do cumprimento de seus objetivos de ensino e sucesso dos aprendizes.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Educativos. Ensino de Matemática. Análise do Comportamento.


Texto completo: 41-44