Última alteração: 2018-04-14
Resumo
RESUMO: A figura do líder nas organizações se destaca devido à necessidade de articulação de diferentes ideias e responsabilidades administradas junto à equipe e em função dos objetivos que cada empresa estabelece a esses agentes. A Teoria dos Atos de Fala pressupõe que toda atividade humana em sociedade se dá como diálogo, pois o discurso envolve, sobretudo, interação. A busca pela utilização da comunicação de forma eficiente nas organizações tem se apresentado como característica importante no que se refere à atividade de liderar. Assim, como objetivo, este estudo se propôs a relacionar a Teoria dos Atos de Fala com cinco estilos de liderança recorrentes na literatura (gerencial, laissez-faire, transformacional, transacional e estratégico). Para tanto, foi utilizado o método exploratório por meio de observação direta e indireta: pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados junto a uma empresa com ações voltadas ao fornecimento de soluções inovadoras para suporte à decisão e gestão de risco no mercado financeiro. Como resultado, percebeu-se que, na empresa analisada, há uma forte tendência dos líderes em utilizar atos de fala voltados à liderança estratégica. Destacou-se ainda a presença das lideranças gerencial e transformacional como secundárias junto ao público analisado, das quais certas características remetem ao estilo estratégico de liderar.
PALAVRAS-CHAVE: Liderança. Teoria dos Atos de Fala. Relações de Poder. Comunicação.